quinta-feira, 9 de julho de 2015

Um Record via TSF




Estava prevista ser a última prova antes do merecido período de férias, a corrida TSF Runners seria em Belém, num percurso ideal para fazer um brilharete, e assim me fui preparando, com menos treinos do que o desejado, mas ainda na "ressaca" da anterior prova.

Numa manhã solarenga onde a temperatura estava ideal para uma corrida perfeita, tentei envolver a rapaziada do costume, mas .... nada. Estamos a entrar em período de férias e a malta prefere ir para a praia do que andar a correr, de qualquer modo, la estava o mano e o Jorge Máximo.

O percurso era extraordinário: Fonte Luminosa - Av. da Torre, retorno - Av. Índia - Av. 24 Julho, retorno e ... Belém novamente.

A história é simples de contar, arranquei com um ritmo forte, logo atrás do banner dos Sub-50, mas como me sentia bem e em casa... fui forçando... fazendo o 1º Km em 4:40 (grande speed)... tinha prometido a mim mesmo que, depois de ter baixado do min 50 em Santarém, deveria procurar bater o meu RP e estabilizar a minha marca aos 10Km abaixo dos 49 min.

Procurei manter um ritmo alto mas controlado, porque receava o calor que a bela manhã de Domingo poderia trazer... Retorno na Av. da Torre de Belém, ainda rodeado por um mar de gente, e cruzando os milhares que vinham em sentido contrário, toca de manter a pedalada.. 2º Km a 4:48... 3º a 4:50 e 4º a 4:56... muita regularidade e sempre abaixo dos 5min/Km.

A marca dos 5 Km estava perto da Infante Santo e o grupeto onde seguia era mais reduzido e mantinha-se relativamente estável... um camarada do Lisboa a Correr e um cota de t-shirt preta com um andamento invejável... fui seguindo na companhia do "capitão américa"... Logo a seguir, já a entrar em Santos, cruzo-me com o Tiago, vinha com um grande andamento... pouco tempo atrás dos primeiros...

Faço o 5º Km a 4:58 e o retorno afinal é já ali, perto da Rocha de Conde de Óbidos, e não no Largo de Santos como tinha idealizado... bem melhor. O esforço começa a fazer "mossa"... e mantenho uma garrafa de água para ir molhando a cabeça... Km 6 a 4:59.... Excelente.

Os últimos 3 Km já foram percorridos acima dos 5min/Km, mas num ritmo bastante agradável face ao cansaço que pesava nas pernas... O objectivo passou então para fixar companheiros para ultrapassar, e o primeiro foi o camarada da t-shirt preta que, pesando garantidamente mais 10Km do que eu, mantinha uma passada certinha, mas ainda antes do novo Museu dos Coches... ficou para trás.... logo a seguir fui perseguir o amigo do Correr Lisboa, ultrapassei-o já na curva para a meta, com a certeza de baixar dos 50'.... os jardins de Belém estavam repletos de público, muitos turistas e outros companheiros ja terminados... o cronómetro marcava 49:01 quando levei a mão ao Garmin Forerunner 220 para parar a contagem... 49:03... Record pessoal aos 10Km... num ritmo de 4:56/Km.

Sem comentários:

Enviar um comentário