domingo, 19 de abril de 2015

SNR - Scalabis Night Record

Conforme prometido regressei a Santarém para participar na Scalabis Night Race 2015. Depois da fantástica experiência registada na anterior edição, não poderia faltar este ano naquela que considero uma das melhores organizações de provas em Portugal.
Convenci alguns companheiros de corrida a experimentarem também, e todos eles confirmaram a minha elevada expectativa. Apesar da ausência forçada do Hugo, os EMEL Runners Marco, Jorge e Sara compareceram e gostaram de tudo... especialmente do pampilho no final.
Chegados a Santarém, e após encontrar um lugar para estacionar estrategicamente perto da partida/meta, fomos direitos ao Shopping W para levantar dorsais e T-shirts... a famosa camisola amarela que tão bem caracteriza esta prova escalabitana.
Logo ali cruzámo-nos com o Jorge e a sua rapaziada de Setúbal, ainda combinámos um encontro à partida, mas como calculei... no meio de tanta gente "amarela" era quase impossível reconhecer quem quer que fosse... No entanto, a boa disposição reinava por todo o lado. Só foi pena ter que assistir à derrota do meu Belém frente ao Benfica nos minutos que antecidiam a corrida.
A Sara ainda teve tempo para se juntar aos seus amigos do "Correr Lisboa" para tirar uma foto de família, enquanto Eu e o Marco íamos aquecendo porque a temperatura tinha descido e soprava uma brisa demasiado fresca.
Avançámos para a partida procurando uma boa posição para arrancar com força e evitar a habitual confusão. Enquanto esperávamos pelo tiro da partida, marcámos a nossa estratégia, enquanto que o Marco seguiria com a Sara para servir de lebre, Eu tinha decidido atacar um percurso bastante agradável e, graças ao ritmo dos últimos treinos, tentar bater a barreira dos 50 minutos... Seria muito dificil, mas iria dar tudo para tentar.
Logo na partida arranquei... deixei o Marco e a Sara para trás na primeira curva. Seguia no meio da multidão procurando o melhor posicionamento para perder pouco tempo naquele 1º Km que atravessa as estreitas ruelas do centro histórico de Santarém e retorna ao local da partida, mas a confusão ainda era grande e não consegui "furar" por entre tanta gente... primeiros 1.000 metros em 5'50"...
Quando passamos pela grande rotunda no final do jardim em direcção à praça de Touros, começa a aparecer espaço para acelerar... procurei um ritmo forte e fui perseguindo alguns companheiros que seguiam à minha frente. Chegar ao retorno desta vez foi rápido, sentia-me bastante mais confortável que no ano passado. A quantidade imensa de participantes que se cruzavam comigo ainda na fase descendente deu-me ânimo para manter o ritmo... Passagem pela "Taberna do Quinzena"... primeiro abastecimento: Tinto. Só molhei os lábios (para manter a tradição) e segui em direcção ao Centro.
A ligeira subida para as Portas do Sol é traiçoeira... mas como temos um abastecimento a meio e logo a seguir cruzamos a marca dos 5 Km's ... vamos buscar forças para continuar... Olho para o relógio e vejo ... 21'55".... (?) ... impossível. Não consigo correr tanto... mais adiante reparo que inadvertidamente devo ter parado o cronómetro... continua a marcar o mesmo tempo...
A vista nocturna do Mirador das Portas do Sol é fantástica, o mar de luzes sobre a planície é deslumbrante... mas não há tempo para grandes vistas. Vamos embora porque ainda falta metade !
No regresso tento vislumbrar a Sara e o Marco... mas sem sucesso...
Depois aquela pequena mas acentuada subida para contornar o Liceu Sá da Bandeira, começam as dores no joelho... mas novamente a marca dos 7 Km serve para encorajar um pouco mais e mesmo em esforço há que manter um ritmo forte...
Está quase... tento encontrar um companheiro que sirva de lebre, encontro alguns... mas por pouco tempo, ou fraqueja e rapidamente passo por ele... ou quando o fito... arranca mais forte e nunca mais o vejo... Faltam apenas 2 Km's ... e chego ao momento mais impressionante de toda a Scalabis Night Race: a travessia do Quartel de Santarém de onde saiu Salgueiro Maia para fazer a Revolução de Abril...
A travessia do Quartel, ao som do "Depois do Adeus" do Paulo de Carvalho é o clic para tentar acelerar um pouco... principalmente quando um dos soldados de serviço grita: "Faltam só 1.100 metros"... É altura para dar tudo.... sinto os pulmões a arder e o coração a saltar pela boca, mas está quase... o último Km foi o mais rápido de sempre... 4'40".
Faço a última rotunda a acelerar e a passar gente... só não deu para o sprint sobre a recta da meta... já não dava... o cronómetro marcava 50:59....51:00... Uffa.... cheguei.
Acabei "de rastos"... a sofrer... mas tinha batido o meu record pessoal... o Runtastic marcava 50:38... a um ritmo médio de 4:54 p/ Km.... nunca tal tinha acontecido... correr abaixo dos 5min/Km.
Depois de retomar o fôlego... venha de lá essa Bifana e uma bem merecida Imperial. O reencontro com os restantes companheiros... que terminaram com 54 min... e vamos lá buscar esses pampilhos antes de regressar a casa. Valeu uma vez mais pela excepcional experiência... Mas a maior surpresa chegaria no dia seguinte... com a classificação oficial e o surpreendente tempo de "chip"... 49'57".
Obrigado Santarém, obrigado Scalabis Night Race.