segunda-feira, 23 de março de 2015

Meia Maratona de Lisboa... a primeira já está !

Pois é... depois de ter começado nestas aventuras da corrida há pouco mais de 1 ano e depois de ter terminado cerca de dez provas até 10 Km, eis que, conforme prometido em 2014, arrisquei em fazer pela primeira vez os 21 Km da mítica Meia Maratona de Lisboa.

Mentalizado para tentar este ENORME desafio, e com um considerável aumento da kilometragem dos treinos, fixei como objectivo, em primeiro lugar terminar, e se possível, em menos de 2 Horas.

Apesar do nervoso miudinho da véspera, procurei preparar adequadamente a participação numa prova com esta distância: meias de compressão, protecção extra nos tornozelos, gel energético, ténis mais leves e um número acima, e uma alimentação matinal reforçada.

O facto de ir fazer a prova com um conjunto alargado de colegas, deixou-me tranquilo e mais entusiasmado, portanto, a viagem de comboio e o percurso até ao local de partida foi agradável, no entanto, a chegada tardia, não permitiu uma melhor colocação para o arranque, e teve como consequência a grande dificuldade em atravessar o tabuleiro da Ponte 25 de Abril apinhada de gente e que obrigava a uma constante gincana entre os milhares de participantes mais lentos que se atravessam à nossa frente... Fiz o 1º Km em mais de 11 minutos (!), e somente na descida para Alcântara consegui andar ao meu ritmo.

Na chegada a Alcântara e ao local do primeiro abastecimento estavam decorridos 5 Km, cerca de 1/4 da prova, sem precisar de me preocupar ainda com os líquidos (graças aos treinos longos sem qualquer abastecimento) e ali entro no percurso exclusivo à Meia, em direcção ao Cais do Sodré, cruzando-me com alguns participantes que já retornavam. Procurei um ritmo tranquilo e ia-me distraindo com aqueles que se cruzavam connosco, ultrapassando ainda muita gente que seguia num ritmo mais lento, vou seguindo uma escocesa que orgulhosamente transporta uma bandeira à cintura, rapidamente chego ao ponto de retorno, mesmo no final da Av. 24 de Julho e avanço para o meu primeiro abastecimento, reparo que a Marisa segue ali à frente... junto-me a ela e vamos juntos durante cerca de 3 Km's, até ao Km 10, muito perto do local onde anteriormente nos separámos da Mini, ela pára num abastecimento e reaproxima-se para me oferecer uma barra de gel, "força... segue em frente"... diz-me ela como incentivo.

Acelero e entro na Avenida da Índia passando ao lado de milhares de participantes da Mini, entre os quais o Presidente da Câmara, António Costa, que vai acenando a quem passa... O calor começa a sentir-se, passo pelo Km 12 e penso que ainda falta quase metade, mas mantenho o ritmo... vou-me aproximando da zona de Belém, onde já se ouve o burburinho das chegadas, toda aquela animação serve como distração... pensei apenas num "Até já.... vou ali ao Dafundo mas volto já"....

Estou num território conhecido... é a zona dos meus treinos diários, da Torre de Belém a Algés e retorno são apenas 4 Km... no entanto, o  retorno não é em Algés mas sim no Dafundo... quase no Jamor.... Enfim, doseando o esforço vamos em frente.... Aproveito a sombra dos viadutos de Pedrouços para me defender do Sol... Em Algés, Km 15... uma multidão e novo abastecimento, venha água que o sol está quente, despejo alguma água sobre a cabeça para refrescar.

É então altura para procurar os meus colegas por entre os corredores que já regressam em direcção à meta... o cansaço começa a fazer mossa... e o calor não ajuda nada... Eis que vejo o Jorge em sentido inverso: "Força Jorge !" digo Eu... Ela acena e ri. Poucos metros atrás vem o Marco, nem repara... e logo a seguir passa o João em esforço mas a ultrapassar gente... rapidamente se juntarão e vão terminar juntos com 1h50.

Chego ao 16º Km, e começa a pior fase... aquela interminável recta do Dafundo... reduzo o ritmo para ir gerindo o esforço, mas pior que tudo é o calor... mas lá vou seguindo num grupeto de malta que sofre como eu... Finalmente o retorno. É um alívio... e sinal que faltarão pouco mais de 4 Km.... meto mais uma barra de gel ainda antes do abastecimento para a água dissolver aquela solução pastosa e demasiada doce... ganho ânimo e acelero... vou fixando objectivos no ângulo de visão... Aquário Vasco da Gama, Estação de Algés... entretanto vejo um companheiro caído... a receber assistência... mais adiante, já em Algés... está outro tombado.... A Meia Maratona de Lisboa é uma prova lindíssima, mas muito dura, principalmente se estiver calor.
Fixo um companheiro com uma camisola do Sporting... tento acompanhá-lo... aproximo-me durante uns instantes, mas passados alguns metros ele volta a destacar-se.... vai ser uma luta a dois até final... passo a Estação de Serviço de Pedrouços... paredes meias com a minha casa... está quase... volto a acelerar para apanhar o Sportinguista.... deparo com outro corredor tombado... já com assistência no local e uma ambulância a caminho (mais tarde tomarei conhecimento deste triste desfecho)...

Mantenho uma passada regular já em Belém... deixando o competidor daquele duelo mudo para trás... ao fazer a curva para a meta sinto uma alegria enorme... consegui !!! E com boa disposição e algum fôlego... suficiente para um enorme sorriso de satisfação, o relógio marca 2h12min... olho para o meu cronómetro e fecho a corrida com 2h06 ... ligeiramente acima do objectivo final das duas horas, mas feliz e satisfeito. Para primeira vez... o balanço foi positivo. Os joelhos aguentaram-se bem, a gestão do esforço foi perfeita, exceptuando aquele 1º Km de grande confusão, todos os restantes foram corridos a menos de 6 min/Km (um terço dos quais abaixo dos 5,30 min/Km)... fui bastante cauteloso durante toda a prova e acabei os meus primeiros 21 Km cheio de orgulho e boa disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário