segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Corrida do Sporting 2015



Depois de no ano passado, nem ter tentado sair de casa devido ao temporal... este ano não pude deixar de participar na Corrida do Sporting 2015.
Muito impulsionado também pela participação dos Belém Runners, e sem qualquer treino desde a Meia de Budapeste, eis que me aventuro para estes 10 Km ao longo das avenidas do eixo central da cidade de Lisboa, que se afiguravam muito molhados e concorridos.
Quando cheguei ao Alvalade XXI, "chovia a potes".... fiquei a aguardar pelos companheiros do Belém Runners, pois tinham os dorsais... passaram mais de 10 minutos e nada.... liguei e afinal não era ali, mas no extremo oposto do Estádio...   lá fui debaixo de chuva à procura da rapaziada.
Porta 10 VIP Louge... Logo encontrei a Cláudia e o Carlos, lá estava o dorsal à minha espera... e naquela zona VIP apinhada de gente, encontrei o habitual Jorge Máximo (ser Vereador do Desporto é duro) com quem troquei algumas palavras e ainda deu para ser apresentado ao Senhor Carlos Lopes, ídolo de infância e grande senhor do Desporto...

Ligeiro aquecimento e vamos para a partida, felizmente a chuva parou... O Carlos, treinador dos Runners, bastante experiente nestas coisas, inscreveu toda a equipa na primeira slot "- 40min"... ou seja... parti já com alguma vantagem sobre a malta que corre ao meu ritmo, e logo ali nos primeiros metros, o entusiasmo lança-me num ritmo muito perto dos 4 min/Km.... Há que abrandar e retomar o ritmo mais indicado.
Assim vou, a alta rotação, até ao túnel sob a Av. do Brasil onde recordo o exigente sobe e desce dos túneis da Av. da Républica na minha anterior prova naquele terreno (Corrida Unicef em Julho 2014). Masmo assim sinto-me bastante bem e sigo num ritmo abaixo dos 5 min/Km. Pouco antes do Saldanha, algures entre o Km 3 e o Km 4... cruzo-me com os primeiros que já retornam, 

Continuo em bom ritmo, retorno na Fontes Pereira de Melo com menos de 25 minutos. Agora temos uma ligeira subida até ao Saldanha... e é aqui que as coisas complicam... Cruzo-me com a Cláudia e berro para dar-lhe ânimo... Continuo, reduzindo um pouco o ritmo e tendo a consciência que a falta de treinos traz óbvias consequências.
Chegado ao Saldanha, o terreno volta a ser plano, mas o desgaste está cá... e vêm aí os "sobe e desce" dos túneis. O primeiro passo bem, mas no segundo em Entrecampos... rebento. Toca a reduzir o ritmo e preparo-me para sofrer até ao final... faltam cerca de 3 Km...
Mais adiante passa por mim a Marisa, companheira dos Belém Runners, que vai num excelente ritmo, a passar gente... nem dá tempo de a cumprimentar (no final acabou por bater o seu RP com 50 min). Fixo um companheiro que segue tão rôto quanto eu e ali vamos numa passada controlada, ligeiramente acima dos 5:30, procurando gerir o esforço e as últimas energias... ainda passo por um "rastafari" que tinha arrancado à minha frente cheio de força à entrada do Campo Grande, seguia a passo na subida do último túnel.
Fim do Campo Grande, e a marca do Km 9... mais um esforço para o último Km, mas as pernas doem e não querem responder... Insisto !!! Dou um empurrão (em mim próprio) e acelero até poder... estamos a chegar ao Estádio, passo a rotunda da Galp a cortar caminho pelo passeio, e aproveito a descida para embalar para a entrada do Estádio, já com bastante público a aplaudir... entrada pela porta da Maratona, com uma curta rampa... até à linha de chegada... 52:44 (podia ter sido pior).
Não fosse a falta de treinos e tinha tentado chegar muito perto dos 50 minutos... enfim... há que voltar aos treinos com força e atacar a próxima prova.



Sem comentários:

Enviar um comentário